O governador do Amazonas Wilson Lima afirmou nesta quarta-feira (13) que o estado tem estrutado o plano para iniciar a vacinação contra a Covid-19 e que governo federal vai disponibilizar, no primeiro momento, 1,1 milhão de doses.
Segundo ele, o Estado já possui 440 mil seringas e agulhas em estoque e deverá receber até o dia (25) mais 1,5 milhão de unidades.
A previsão do Ministério da Saúde é que haja uma compra de 350 milhões de doses para o ano de 2021 e a cota para o Estado do Amazonas, desse total, deve ser de um 1,1 milhão, ou seja, um quarto da população do Amazonas deverá ser vacinada.
“Já estamos com nossa rede de frios preparada, já comunicamos às prefeituras para que preparem as salas de vacinação e o Estado do Amazonas já tem uma experiência na distribuição de vacinas, porque nós fazemos isso todos os anos, com a vacinação contra gripe, H1N1, tetravalente, enfim, outras campanhas de vacinação”, destacou o governador.
Manaus – Wilson Lima enfatizou que irá conceder apoio à Prefeitura de Manaus na execução da vacinação, cedendo estruturas e espaços para a mobilização. “Em princípio, a responsabilidade de executar a vacinação é das prefeituras, mas especificamente no caso de Manaus, vamos dar apoio, montando tendas e cedendo a estrutura, como por exemplo a do nosso Sambódromo, onde as pessoas poderão fazer a vacinação dentro do carro, montando um drive-thru para que isso aconteça sem aglomerações”.