O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) lança a Chamada Pública nº 02/2025 com a oferta de 1.780 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento Profissional, que serão realizados entre os meses de maio e agosto deste ano nas escolas da instituição localizadas em Manaus.
Os cursos são presenciais e exigem escolaridade mínima de Ensino Fundamental completo e idade a partir de 16 ou 18 anos, conforme o curso.
Com atuação itinerante e comunitária, a Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias leva qualificação profissional a diferentes regiões de Manaus, além de sua sede. Oferta vagas em cursos como Direção Defensiva (20h, quatro turmas de 25 vagas cada, das 15h às 18h). O curso é voltado a maiores de 18 anos com Ensino Fundamental completo e CNH obrigatória; Auxiliar de Eletricista (40h, duas turmas de 20 vagas cada, das 15h às 18h), com exigência de conhecimentos básicos em Eletricidade; e Elaboração de Projetos CAD (50h, duas turmas de 20 vagas cada, das 15h às 18h), voltado a quem possui noções básicas de Informática e idade mínima de 16 anos. Os cursos são presenciais, gratuitos e com foco em demandas práticas.
Especializada na construção civil e segurança eletrônica, a Escola SENAI Demóstenes Travessa oferece cursos como Assentador Cerâmico, Pedreiro de Alvenaria, Bombeiro Hidráulico, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança e Manutenção Predial. A carga horária varia de 50 a 160 horas, com turmas de 15 a 30 vagas, em períodos como 13h às 17h ou 16h às 19h. Um dos destaques é o curso Modelagem 3D com SketchUp, voltado para a construção civil com foco em inovação digital.
Com foco técnico e prático em áreas como engenharia e perícia, essa escola oferece cursos como Laudo Pericial – Insalubridade e Periculosidade e Laudo Pericial e Vistoria Técnica, ambos com turmas presenciais no horário das 14h às 17h e com 20 a 30 vagas. Outro curso de destaque é Planejamento para Construção de Edificações, que exige conhecimentos em CAD.
Voltada para as áreas de Transportes, Mecânica Automotiva, Soldagem e Desenho Técnico, a Escola SENAI Waldemiro Lustoza oferta cursos como Mecânico de Manutenção em Sistemas Elétricos Automotivos (com três turmas de 20 vagas cada, no horário das 13h às 17h); Desenhista Técnico Mecânico 3D (com três turmas de 20 vagas cada, no horário das 7h30 às 11h30); Fresador Mecânico Convencional (duas turmas de 20 vagas cada, no horário das 13h às 16h); Torneamento Mecânico Convencional (20 vagas, com 120 horas, no horário das 13h às 17h); Introdução à Soldagem (duas turmas, 30 vagas cada, no horário das 13h às 16h), Manutenção em Sistemas de Motocicletas e Motores a Diesel MWMTD – 229 (duas turmas com 20 vagas, cada, no horário das 14h às 17h); Mecânico de Manutenção em Motores de Popa 2 e 4 tempos (duas turmas com 20 vagas, cada, no horário das 13h às 16h); Metrologia e Leitura de Desenho Mecânico (cinco turmas com 20 vagas, cada, com horários entre 13h a 17h); Operador de Maçarico (três turmas com 20 vagas, cada, no horário das 13h às 16h); Torneamento Mecânico Convencional (duas turmas com 20 vagas, cada, no horário das 13h às 17h) e Manutenção em Sistemas Mecânicos de Motocicletas (20 vagas, no horário das 14h às 17h).
SENAI destaca cursos de Educação a Distância (EaD)
Para quem busca flexibilidade, o SENAI também oferece cursos 100% online, como Assistente Administrativo (duas turmas), Assistente de Logística, Recursos Humanos e Inspetor de Controle da Qualidade, cada um com 100 vagas e carga horária de 160 horas. As aulas serão realizadas no ambiente virtual do SENAI, com exigência mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.
Todas as turmas seguem critérios de idade, escolaridade e conhecimentos básicos específicos, conforme detalhado no edital, e os cursos são gratuitos, cabendo ao aluno apenas os custos com transporte e alimentação. As matrículas serão confirmadas presencialmente após contato do SENAI com os candidatos aprovados via e-mail ou telefone.
