O Amazonas ocupa o 4º lugar no Brasil em número de inscrições para o alistamento militar feminino voluntário em 2025, com 471 registros até esta sexta-feira (3), segundo o Comando Militar da Amazônia (CMA). Desde o início do ano, as mulheres podem se alistar, pela primeira vez, ao Serviço Militar, concorrendo a vagas temporárias nas Forças Armadas.
O Amazonas ocupa o 4º lugar no Brasil em número de inscrições para o alistamento militar feminino voluntário em 2025, com 471 registros até esta sexta-feira (3), segundo dados do Comando Militar da Amazônia (CMA). Confira abaixo como se inscrever e participar do processo seletivo.
Deste total, 408 inscrições foram feitas em Manaus, que oferece 43 vagas para o alistamento. O Estado se destaca entre os mais procurados, ficando em 4º lugar no ranking nacional de inscrições, entre os 27 estados. A incorporação das mulheres alistadas ocorrerá somente em 2026.
Pela primeira vez, as mulheres brasileiras têm a oportunidade de se alistar voluntariamente ao Serviço Militar, concorrendo a vagas temporárias nas Forças Armadas.
“O Comando Militar da Amazônia se alegra com o grande interesse das mulheres em servir ao Exército Brasileiro e reforça o compromisso de seguir trabalhando para o fortalecimento da nossa Instituição”, afirmou o CMA em nota oficial.
Como as mulheres podem se alistar em Manaus:
O período de alistamento feminino voluntário segue aberto até o dia 30 de junho de 2025. As inscrições podem ser realizadas de duas formas:
Pela internet: Através do site oficial de alistamento do Exército Brasileiro.
Presencialmente: Nas Juntas de Serviço Militar (JSM) localizadas em diversos municípios.
As JSM estão localizadas nos endereços:
JSM Manaus 29/034: Avenida Compensa, 770, (Casa Milita) – Vila da Prata;
JSM Manaus 29/098: Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova;
JSM Manaus 29/099: Avenida Camapuã, 2939, Cidade de Manaus;
JSM Manaus 29/100: Avenida Desembargador João Machado, 4922, Alvorada;
JSM Manaus 29/101: Avenida Brasil, 1325, Compensa.
Alistamento presencial:
Para quem optar pelo alistamento presencial, será necessário apresentar os seguintes documentos:
Certidão de nascimento ou equivalente;
Comprovante de residência;
CPF ou equivalente;
No caso de brasileiras naturalizadas ou optantes pela nacionalidade, o certificado de naturalização ou termo de opção.
A alistada passará por um processo de seleção, que inclui entrevistas, exames clínicos e laboratoriais, testes físicos e outros critérios específicos das Forças Armadas.
Incorporação das alistadas:
Apesar de o alistamento começar em 2025, a incorporação das mulheres ao serviço militar ocorrerá apenas em 2026. A primeira turma, o Grupamento A, será incorporada entre os dias 2 e 6 de março de 2026. A segunda turma, o Grupamento B, será incorporada de 3 a 7 de agosto do mesmo ano.
As mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Força Aérea, com a possibilidade de prorrogação do serviço por até oito anos, em períodos de um ano.
https://alistamento.eb.mil.br/