Uma nova licitação da Petrobras pode ser realizada, pois a diretoria organizadora foi nomeada e não há mais obstáculos para isso. No entanto, as posições que serão apresentadas ainda não foram reveladas, a empresa publicou avisos recentes cobrindo vários cargos e níveis de educação.
Em 2023, a companhia lançou dois editais, com vagas para profissionais da Petrobras no nível técnico júnior, em diversas áreas, sendo elas:
Enfermagem do Trabalho;
Inspeção de equipamentos e instalações;
logística de transporte – controle;
Manutenção – elétrica;
Manutenção – hardware;
Manutenção – mecânica.
Operação;
Projetos, construção e montagem – eletricidade;
Projetos, Construção e Montagem – Mecânica;
Segurança no trabalho;
Fornecimento de bens e serviços – gestão;
O primeiro edital fez uma oferta para 1.119 vagas, 373 das quais eram imediatas e 746 para formar um registro de reserva.
Em comunicado divulgado no ano passado, a Petrobras informou que a expectativa era chamar todo o cadastro de reservas até o final da data de validade deste edital, que expirou em maio de 2024.
Posteriormente, o edital 2023.2 foi publicado em dezembro do ano passado e trouxe também oportunidades para o nível médio/técnico, em novas disciplinas semelhantes ao edital anterior.
Nessa seleção, a Petrobras ofereceu 6412 vagas, sendo 916 imediatas e 5496 para formação de cadastro de reserva, bem como para o cargo de profissional de nível técnico júnior, mas agora nas seguintes áreas:
Enfermagem do Trabalho
Inspeção de Equipamentos e Instalações
Logística de Transporte – Controle
Manutenção – Oficina de Caldeiras
Manutenção – Eletricidade
Manutenção – Instrumentação
Manutenção – Mecânica
Operação
Processo de lastro
Projetos, Construção e Montagem – Edifícios
Projetos, Construção e Montagem – Eletricidade
Projetos, Construção e Montagem – Hardware
Projetos, Construção e Montagem – Mecânica
Química do Petróleo
Segurança no trabalho
Fornecimento de Bens e Serviços – Gestão
Para este segundo leilão, a Petrobras já concluiu o resultado final. A seleção permanece válida até 17 de dezembro de 2025 (podendo ser prorrogada por mais 18 meses, até julho de 2027)
Concurso da Petrobras já tem júri seleto
Embora ainda não haja expectativas para que o edital seja revelado, a nova licitação da Petrobras já identificou a comissão organizadora.
A Fundação Cesgranrio será responsável por organizar os seguintes editais até julho de 2028. O contrato foi assinado com a Fundação e terá duração de quatro anos.
A Qconcursos Folha Dirigida conseguiu acessar o documento localizado no departamento de contratos da empresa, indicando que o conselho de administração será responsável por “serviços técnicos para o planejamento, organização e implementação de ações relacionadas aos processos seletivos”.
Em resposta ao relatório, a Petrobras comentou sobre o emprego do banco:
“A Petrobras monitora e avalia permanentemente a composição de seus empregados e a necessidade de aceitação por meio de processos seletivos gerais (PSP) como parte da Política de Gestão de Recursos Humanos e Recursos Humanos. (…) O contrato com a Fundação Cesgranrio para a implantação de serviços técnicos para o planejamento, organização e execução de ações relacionadas aos processos seletivos, é uma boa prática que proporciona viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade de, a qualquer momento, implementar o PSP, o qual, ao final, poderá ser aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia durante a vigência do contrato, “Dos Company”.
Novo edital de licitação da Petrobras para 2025 deve ser
Novo edital de licitação da Petrobras para 2025 deve ser
Embora a Petrobras ainda não tenha confirmado a possibilidade de um novo concurso público, a reportagem da Folha Dirigida obteve informações de que um estudo para uma nova seleção já está em andamento.
Segundo fontes, está prevista uma nova licitação da Petrobras, mas ainda não há expectativas de anúncio oficial.
Essas mesmas fontes apontaram que o novo edital não deve ser anunciado este ano, e que as chances de emitir um edital nos próximos meses são baixas. Se os preparativos forem adiante, a divulgação deverá ser realizada apenas em 2025.
Essa linha do tempo é semelhante ao que aconteceu na recente parceria entre a Petrobras e a Cesgranrio Tender.
No contrato anterior, que vigorou de 2016 a 2021, foram realizadas três licitações da Petrobras: duas em 2017 e uma em 2018.
Assim, o contrato foi assinado em 2016, mas apenas o primeiro edital foi publicado no ano seguinte, em 2017 – que poderá se repetir em 2024/2025.
Segundo o presidente, a iniciativa criará 10.000 empregos.
“Vamos investir R$ 7 bilhões. Durante a fase de construção deste complexo, criaremos 10 mil empregos. Depois que o trabalho for concluído, teremos 3.000 empregos permanentes”, disse Magda.
Com essas informações, é possível que essas vagas sejam preenchidas por candidatos aprovados no último edital da Petrobras, que proporcionou mais de 6.000 oportunidades, ou por meio de novos editais, que poderão ser organizados pelo Banco Cesgranrio