A Sony Interactive Entertainment anunciou, neste mês, que a produção dos discos físicos do PlayStation 5 será feita no Brasil, em uma “instalação de última geração”, localizada na Zona Franca de Manaus. Assim, a gigante da tecnologia consolida seu retorno para a capital amazonense três anos após vender sua antiga fábrica no Polo Industrial.
Os jogos feitos pelos estúdios da empresa e de desenvolvedoras parceiras terão distribuição nacional e nos demais países da América Latina. Segundo a empresa, uma equipe de especialistas do Japão passou semanas no Brasil trabalhando na instalação, programação e treinamento da equipe que irá atuar na nova fábrica.
A Sony não informou se a produção local afetará os preços no mercado brasileiro.
A iniciativa ocorre em parceria com a Solutions 2 GO — uma conhecida empresa multinacional de entretenimento, eletrônicos e acessórios— com novas instalações que permitem uma mudança no tamanho dos discos para PS5.
Segundo a Sony, “a instalação da Solutions 2 GO produzia mídia física para consoles PlayStation de até 66 GB, mas agora também vai suportar jogos de até 100 GB para PS5, incluindo o aclamado God of War: Ragnarok.
Saída de Manaus
Em setembro de 2020, a Sony anunciou o encerramento das atividades, em março de 2021, de sua única fábrica no Brasil, situada na Zona Franca de Manaus, após quase meio século de presença no país.
A decisão foi tomada “considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”, explicou a Sony Brasil em comunicado.
Três meses depois, em dezembro de 2020, a empresa de eletrodomésticos Mondial anunciou a compra da fábrica da Sony no Polo Industrial de Manaus.