O Senai está oferecendo 3,3 mil vagas em cursos técnicos gratuitos. Existem mais de 200 cursos EAD com certificado. Confira as oportunidades e inscreva-se!
O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da educação e formação técnica no Brasil. Hoje, o Senai está oferecendo 3,3 mil vagas em cursos técnicos online e presenciais totalmente gratuitos, que abrangem uma variedade de campos, desde edificações, mecânica e eletrônica até tecnologia da informação e design.
Duas oportunidades para qualificação profissional gratuita. A primeira é o edital de gratuidade regimental com turmas para o segundo trimestre do ano, que traz 3,1 mil vagas: 2.810 para cursos de qualificação profissional presenciais e a distância, 190 para cursos técnicos presenciais e semipresenciais e 100 para cursos de aperfeiçoamento. A segunda é uma nota convocatória, com 205 vagas de aperfeiçoamento exclusivamente para mulheres. Todas as vagas são ofertadas pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental (PSGR) e destinadas a pessoas de baixa renda.
Eles são uma oportunidade excelente para estudantes e profissionais em busca de qualificação, permitindo que aprimorem suas habilidades e conquistem novas oportunidades de emprego, tudo isso no conforto de suas casas, sem custos associados. A oferta desses cursos técnicos online e gratuitos no SENAI é um exemplo notável do compromisso da instituição em fornecer educação acessível e de alta qualidade para todos, contribuindo assim para o desenvolvimento da força de trabalho do país.
Lista de alguns cursos técnicos gratuitos EAD e presencial do SENAI com certificado
No Gama, as opções só para mulheres são Criação de Conteúdo Digital para Mídias Sociais, Moda Sustentável: Ajuste e Reparo de Roupas, Modelagem para Impressão 3D e Fabricação de Biscoitos Pascais. Em Taguatinga, Boas Práticas para Sistemas de Ar Condicionado, Modelagem e Costura para Moda Sustentável, Manutenção: Inovação e Liderança Feminina Automotiva, Modelagem de Projetos Arquitetônicos com Software BIM e Manutenção em Vasos e Arranjos Florais.
No edital de cursos que se iniciam no segundo trimestre, há vagas em:
Edificações
Assistente de Estilo
Auxiliar de Mecânico
Desenhista de Mecânico
Eletricista Instalador Residencial
Fresador Mecânico
Instalador de câmeras de monitoramento e segurança eletrônica
Jardinagem
Operador de Computador
Torneiro Mecânico
Aperfeiçoamento Profissional em Corte Industrial – Tecido Plano e Malha
Aperfeiçoamento Profissional na Prática de Desenho Técnico para Projetos Elétricos
Construtor de Alvenarias
Ladrilheiro de Acabamentos
Auxiliar Mecânico
Construtor de Estruturas de Jardins
Design de Mobiliário em Marcenaria Fina
Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos
Instalador de câmeras de
Marceneiro de Móveis Planejados
Mecânico de Motores Flex
Montador de Sistemas em Drywall com Acabamento em Pintura
Montador e Reparador de Computadores
Salgadeiro
Aperfeiçoamento Profissional em Fontes Renováveis de Energia
Assistente Administrativo
Assistente de Contabilidade
Assistente de Controle de Qualidade
Assistente de Recursos Humanos
Confeiteiro
Eletricista Industrial
Mecânico de Manutenção em Motocicletas
Padeiro
Assistente de Operações Logísticas
Assistente de Projetos
Almoxarife
Assistente de Recursos Humanos
e muito mais
Saiba a diferença entre cursos de aperfeiçoamento, de qualificação e técnicos
Os cursos de qualificação e de aperfeiçoamento são de curta duração e, nos editais lançados em março, têm de 60 a 160 horas-aula. A qualificação tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional, enquanto o aperfeiçoamento amplia ou atualiza competências de determinado perfil profissional. Na conclusão, o Senai concede um certificado.
Já os cursos técnicos ofertados neste edital têm 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio) e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o estudante recebe um diploma.
Quais os requisitos para fazer um curso no SENAI?
As vagas são para pessoas de baixa renda e as inscrições devem ser feitas pelo site do Senai até 12 de junho ou até o preenchimento das vagas, que será por ordem de inscrição. O candidato tem direito de se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes.
Os pré-requisitos variam de acordo com a formação e estão listados na nota convocatória ou no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. Para os cursos técnicos, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e ter terminado o Ensino Médio ou estar cursando a partir da 2ª série. As interessadas nos cursos para mulheres deverão redigir documento de próprio punho, por meio do qual declararão ter experiência na área escolhida, uma vez que os cursos são de aperfeiçoamento.
Em caso de uma quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a sequência das inscrições.
Saiba como se inscrever nos cursos técnicos gratuitos do Senai
Os interessados nos cursos online e gratuitos oferecidos pelo SENAI podem se candidatar através do site oficial de ofertas de vagas CLICANDO AQUI.
https://sistemafibra.org.br/senai/cursos_gratuidade/index.php?categoria=PSGR%20%E2%80%93%20Cursos%20Gratuitos&exibeFiltro=no