Ter outro idioma além do português é hoje um dos principais diferenciais que alguém pode ter no tão concorrido mercado de trabalho. Com o objetivo de auxiliar as pessoas nesse propósito, um estado brasileiro abriu mais de cinco mil vagas em cursos de idiomas para quem deseja aprender uma nova língua de forma gratuita
O estado em questão é Pernambuco, que anunciou nesta terça-feira (06) a abertura das inscrições para cursos de idiomas gratuitos. De acordo com a administração local, os cursos são oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), totalizando 5,9 mil vagas em todas as regiões do estado.
Inglês, francês, espanhol e alemão
Embora o inglês seja a língua estrangeira mais popular, o governo de Pernambuco não oferecerá apenas aulas desse idioma. Isso porque serão oferecidos cursos de inglês e também de francês, espanhol e alemão.
Das vagas mencionadas para o curso de idiomas, 3,8 mil são para o nível básico e 2.170 para cursos em andamento, destinados a candidatos que já possuem algum conhecimento na língua.
Em entrevista ao programa “Bom Dia PE”, da TV Globo, a técnica pedagoga da SEE, Sandra Elizabeth, afirmou a importância de dar oportunidade a estudantes em geral, não apenas do estado, para adquirir proficiência em uma segunda língua, destacando sua relevância para questões de trabalho e turismo.
“A gente precisa dar um espaço para esses estudantes em geral, não só do estado, mas em toda a comunidade, para mostrar a importância de uma segunda língua, da proficiência em um segundo idioma para a necessidade em uma questão de trabalho, turismo. Tudo isso é muito importante”, disse Sandra Elizabeth.
Quem pode se inscrever e até quando
As pessoas interessadas em participar dos cursos de idiomas devem ter mais de 13 anos. Para se inscrever nos cursos presenciais, é necessário observar o prazo de inscrição:
Estudantes da rede pública estadual: terça-feira (6) e quarta-feira (7);
Estudantes de escolas municipais e federais: quinta-feira (8);
Comunidade em geral: sexta-feira (9) a 15 de fevereiro.
As inscrições serão realizadas na secretaria de uma escola que tenha a unidade do Núcleo de Estudos de Línguas (NEL) – a lista das escolas está disponível na internet. Na ocasião, o interessado deve anexar:
Duas fotos 3×4;
RG e CPF (se o candidato for menor de idade, acrescentar a documentação do responsável);
Declaração da escola/instituição onde estuda (se for estudante);
Comprovante de residência.
No dia 16, após o prazo máximo para as inscrições, o governo de Pernambuco abrirá a matrícula para vagas remanescentes e retardatários.
Aulas presenciais e curso com duração de dois anos
As aulas dos cursos de idiomas serão presenciais, conforme informado pelo governo. A expectativa é que os cursos, com carga horária de 280 horas distribuídas em dois anos, correspondendo a 70 horas-aula a cada semestre, iniciem nos dias 16 e 20 de fevereiro.