O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) publicou nesta quarta-feira (29) o edital do Concurso Público com 63 vagas para os cargos de pesquisador e tecnologista. Os salários que chegam até R$14.274,86.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a banca organizadora escolhida do certame
A publicação Nº2, do edital, traz o conteúdo programático, que são objetos usados no critério de avaliação da prova, assim como o ajustes em vagas e a divulgação do cronograma previsto.
A publicação também descreve as fases do concurso para cada cargo, pontuações em cada tipo de prova e os critérios de avaliação.
Inscrições
Os interessados poderão se inscrever e solicitar a inscrição com isenção no período de 12 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. As provas discursivas serão aplicadas no dia 24 de março e o resultado provisório das provas está previsto para o dia 19 de abril. As provas terão duração de quatro horas.
O concurso é composto de quatro fases. Além da prova discursiva com caráter eliminatório e classificatório. Já a defesa pública de memorial, apresentação de projeto de pesquisa ou de projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como a avaliação de títulos e currículo também são etapas de caráter classificatório.
Do total das 63 vagas, 51 são para pesquisador, das quais 38 são de ampla concorrência, 3 reservadas para candidatos com deficiência e 10 para candidatos negros. Já das 12 vagas para Tecnologista Pleno, 9 são de ampla concorrência, 1 reservada a candidatos PCD e 2 para negros.
O último concurso para o Inpa, considerado a terceira instituição do mundo que mais publica sobre a Amazônia, foi em 2012.
Sorteio de vagas reservadas
O Edital nº 2 também informa que a distribuição do quantitativo de vagas por cargo/especialidade reservadas para as pessoas com deficiência (PCD) e para as pessoas negras vai ocorrer por sorteio público.
A sessão pública para a realização do sorteio acontecerá nesta sexta-feira (1º de dezembro), às 14h, no auditório da Ciência do Bosque da Ciência, com transmissão pelo canal do Inpa no Yutube.