MANAUS-AM | O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou, nesta sexta-feira (02), na sede da instituição, localizada na avenida Mário Ypiranga, 2884, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, o lançamento da plataforma para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado possam ofertar aulas de legislação de forma virtual, com o objetivo de facilitar o acesso da população durante o processo de formação e reciclagem.
A iniciativa é oriunda da Resolução nº 783, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a realização das aulas técnico-teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, a população será a grande beneficiada pela plataforma. “Com essa implementação, quem ganha é a população, pois gera uma facilidade para aqueles que não conseguem se deslocar até uma autoescola, oportunizando, inclusive, o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tendo em vista que não haverá gasto com transporte, por exemplo. Além disso, ganham as autoescolas que poderão reduzir seus gastos estruturais”, comentou Rodrigo.
O diretor-presidente reforça, também, que a empresa credenciada para a oferta da solução aos CFCs cumpriu todos os requisitos necessários e destaca que os selecionados no segundo ciclo do projeto “CNH Social” também poderão utilizar das aulas remotas.
“A partir de julho, quando anunciarmos a primeira lista dos selecionados, os novos contemplados poderão optar por assistir às aulas de forma on-line, caso o CFC já tenha aderido ao sistema. Este é mais um avanço do Detran Amazonas, e temos a certeza que irá contribuir com a modernização, formação e reciclagem de todos”, finalizou Rodrigo.
Sistema
A empresa credenciada para oferecer o sistema é a iTrânsito, que já atua em estados como Pará, Maranhão, Acre, Amapá, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Conforme a prestadora de serviço, as aulas poderão ser assistidas por meio de smartphone, tablet, notebook ou desktop. Além disso, é oferecido recurso de áudio e vídeo ao vivo, chat (para esclarecimento de dúvidas), compartilhamento de tela e arquivos.
O proprietário da empresa, Paulo Bentes, esteve presente no evento e esclareceu alguns detalhes sobre o sistema. “A partir da necessidade em virtude da pandemia, surgiu este projeto que irá beneficiar muitos condutores, trazendo uma economia financeira e de tempo”, disse.
Ele destacou, também, que o processo é moderno e seguro, visto que a validação da presença do futuro condutor nas aulas é feita por meio de reconhecimento facial inicial, final e aleatório, sendo este último para legitimar e garantir a permanência do aluno durante toda a aula. Ele acrescentou que o formato remoto será opcional, tanto para as autoescolas, quanto para os condutores.
Fonte: ASCOM/DETRN-AM